quarta-feira, 27 de abril de 2011

CONFERENCIA SOBRE HOMOSEXUALISMO

Por Alberto Ferreira

Analise historico-social, etico-fílosofïco da Questão
As formas da manifestação e orientação da esfera da sexualidade humana
A Palavra homosexual define a atração sexual e/ou afetiva de alguns indivíduos em relação aos outros do mesmo sexo; Se diferencia da heterosexual, que é manifestação da atração afetiva e/ou sexual em relação à pessoa do outro sexo. Existe outra forma ainda que não é Homo ou hetero, mas Bi. Portanto bisexuais. Os bisexuais provam atração sexual a qualquer sujeito seja do sexo masculino ou feminino. Além de bisexuais existe também fundamentalmente como uma manifestação do ser, aqueles que são chamados de transsexuais. Os transsexuais são aquelas pessoas que não querem identificar-se com a própria sexualidade. Uma recusa do próprio ser, segundo a natureza.

ETIMOLOGIA
O termo homosexualidade é a tradução da palavra alemã Homosexualitat (que nasce da fusão do termo grego "omoios " que quer dizer "semelhante" e o termo latino "sexus " que quer dizer sexo) do qual derivaram todas as traduções em todas as línguas.
A palavra foi cunhada por um certo literário alemão Karoly Maria Kertbeny 1824-1882, que usou a palavra nos panfletos publicados em anónimo contra a introdução de uma lei para a punição dos actos sexuais entre duas pessoas do mesmo sexo por Ministério da Justiça prussiano.
A intenção que levou Karoly foi tentativa de criar um termo moralmente neutro que constituísse ponto de referência, para contrariar termos correntes como a omogenis, sodomia, androtropia.
Mas foi nos anos 1887 que o termo ganhou maior relevância e importância não só do ponto de vista literário, mas também social, politico, Richard von Krafft-ebing, introduziu a palavra na literatura cientifica impondo ao grande publico através da sua obra Psychopathia sexualis.
No caso da homosexualidade entre as mulheres, se fala de lesbinismo (este termo deriva da ilha Lesbo, que foi pátria de uma poetisa Saffo). É um termo preferito na comunidade das mulheres que comungam atravaçao para pessoas do mesmo sexo. Antes se chamavam "tribadismo" do grego trabzo, que quer dizer "não-me-importa").
Quantos homosexuais são hoje no mundo? A classificação sobre tal questão não encontrou nenhuma consistência cientifica.
A estatística é difícil, visto que, a condição homosexual, muitas vezes é vivida prevalentemente na clandestinidade, esclusivismo e apartado, a ponto que existem pessoas que avendo relações homosexuais recusam igualmente de considerar-se tal, por fenómeno de não sofrer a esclusao social, descriminação ou até, em algumas sociedades penalização.
Alguns avançavam um numero hipotético, até algumas pesquisas foram feitas Hirschfesd que deu em 5% o numero de pessoas que tem tal comportamento sexual.

CAUSAS DA HOMOSEXl ALIDADE
A pergunta sobre a causa da homossexualidade suscita quase sempre, nos nossos dias, inúmeras hipóteses e explicações divergentes
Podemos dividir em três fundamentais categorias das hipóteses.
    Explicação inatista ("homosexuar se nasce), A homosexualidade é o facto nato.
1.   Queira por razoes naturais semelhante aquelas que levam um indivíduo a ser esquerda ou direita (defendem que são causas cromossomicas, conformação particular do sistema nervoso ou de uma parte do cérebro, o hipotalamo). OMS define a homosexualidade como uma variante natural do comportamento humano ", mas a própria OMS não explica exactamente tal variante.
2.   Alguns defendem que seja defeito físico (desiquilíbrio hormonal - também durante a gravidez);
3.   Alguns autores gregos falam do influxo astrológico como causa da determinação da preferencia para pessoas do mesmo sexo.
    Explicação psicológica - A homosexualidade será efeito de um diferente desenvolvimento da psichê, desde criança até adolescência. Esta foi a resposta de maior parte dos psicanalistas, psiquiatras e psicólogos. Esta posição era prevalente no mundo cientifico, mas começou também a perder posição.
    Explicação voluntarista ("não existe pessoas homosexuais, mas somente acto
homosexuais"). A homosexualidade não tem causa. Segundo tais defensores, se trata de um comportamento apreendido ou adquirido na sociedade. É fruto da vontade do indivíduo.
Uma grande parte dos analistas e moralistas consideram que a homosexualidade é um comportamento moralmente pervertido, desviado, causado fundamentalmente do abuso da consideração sexual e da própria identidade natural.

NA HISTORIA E CONSIDERAÇÃO SOCIAL
Na história e quase em todas sociedades a homosexualidade é acolhida de maneira muito diferente, desde a aceitação e integração ou recusa total de tal comportamentos na sociedade.
O comportamento social em relação as práticas homosexuais, hoje conhecem, em relação ao passado, momentos de relativa tolerância, por isso vemos em todos os lugares a discussão em relação ao facto, exibições publicas que pedem direitos iguais aos cônjuges. Portanto pedem que sejam socialmente integrados, fim da descriminação e exclusão social, assim como pretendem que sejam juridicamente aceites. Como um direito e não um favor. Exigem o direito de serem respeitados tais e, portanto, um dever de quem não é homosexual de resepeitar, as escolhas individuais como forma de por fim as imposições morais e preceitos religiosos heteronomos.
Diante das exibições públicas, pedidos de matrimonio, de direito iguais e semelhantes aos cônjuges como o de adotar crianças, direitos jurídicos, urge a preocupação c uma resposta ético-moral e o modo como um indivíduo poder relacionar-se com pessoas ou diante de tais actos
Sabemos que depois da II Guerra Mundial, muitas sociedades e maior parte, por respeito da liberdade individual, começam a adular um comportamento de tolerância.

MORAL E HOMOSEXUALIDADE
As religiões. Boa parte das religiões, abramicas (três grandes religiões: hebraísmo, cristianismo e islamismo) em geral toma a posição de condenação aos actos homossexuais como contrários ao desenho divino, à vocação e missão que cada pessoa chamada à vida tem. A responsabilidade e dignidade da pessoa passa, antes de mais, pela consideração da identidade e valor da própria pessoa.
É necessário notar que a Igreja Católica, é sim contraria ao homosexualismo, mas não à pessoas enquanto tal, filho igualmente de Deus. Muitos expoentes sustentam que tais praticas são voluntárias e como tal é controlável, e portanto é possível reaver um filho pródigo.
Do sexo a pessoa humana deriva as caracteristicasa seja do ponto de vista biológico, psicológico e espirirual que o fazem homem ou mulher.
Mais do outro lado a homosexualidade pode ser também um relax, indiferença dos valores aceites na sociedade. Existe hoje um difundido espírito relativista. Onde cada um é patrão de si mesmo, perdendo-se todos os pontos de referencia e das virtudes originais.
Dentro da própria consciência cada homem deve descobrir a missão, dignidade e sentido da própria vida, descobrir a lei que é adata à condição humana enquanto ser sagrado, racional e com dignidade.
Existem valores universais e imutáveis que possam servir de regra às acções do homem ao longo da sua vida na terra.
A ética sexual diz respeito directamente aos valores da vida e em base aos quais é o valor da própria pessoa.
Não julgueis para não serdes julgados disse Jesus.
Diante de comportamento averso, surprendente se exige, antes de mais, a consideração que um homosexual é antes de mais uma pessoa, com dignidade, valor. Nunca condenar as pessoas quanto o acto em si mesmo que pode ser considerado, por natureza, inapto à convivência social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...