sábado, 16 de abril de 2011

DEFINIÇÃO DOS TERMOS

1. DEFINIÇÃO DOS TERMOS: Modéstia, Castidade, Virgindade e Celibato


1.1 Modéstia
A modéstia é uma virtude do comportamento exterior que visa regular interesses e tornar razoável ou conforme à razão os actos ou coisas exteriores à pessoa. É o modo de se apresentar, vestir, falar, olhar, comer, etc. «É a medida nas coisas e atitudes comportamentais de modo a que estes exprimam aquilo que é, sem desprezo ou ignorância e sem esquecimento daquilo que não é. Esta leva cada pessoa a ocupar o lugar que lhe pertence e a saber valorizar os méritos dos outros» .



1.2 Castidade
Hodiernamente podemos encontrar várias definições acerca da castidade. Importa trazer neste trabalho algumas como:
Segundo o Dicionário de Português, a castidade é a abstenção de praticar actos sexuais; pureza. «É um valor muito nobre, se está orientado para Cristo Senhor, inserida em todo contexto da típica vida cristã, a qual o Espírito Santo confere o próprio carácter fundamental e inconfundível, tendo entre os próprios frutos, “o domínio de si” (Gl 5,22)» . Alguns autores definem a castidade como a qualidade da pessoa que se abstém de quaisquer relações sexuais.
Moralmente, definiríamos a castidade como fidelidade de compromisso assumido pela pessoa segundo o estado de vida escolhido. Ela constitui uma força moral que mantém ordem na esfera sexual tocando os pensamentos, palavras e acções da pessoa. Assim, não é abstenção de fragilidade ou desinteresse sexuais mas o uso humano e racional da sexualidade.
A castidade pode definir-se ainda como a «virtude moral que leva o homem a um comportamento cada vez mais bem orientado no que diz respeito à sexualidade e ao amor sexual» .
No campo religioso, a castidade “significa a integração da sexualidade na pessoa e, por isso, na unidade interior do homem, no seu ser corporal e espiritual. A castidade comporta uma aprendizagem do domínio de si mesmo, que é uma pedagogia da liberdade humana” .


1.3 Virgindade
É a qualidade ou estado de virgem. É sinal de pureza original que requer sinceridade. Em sentido físico significa integridade orgânica dos órgãos genitais femininos. Moralmente, é o estado da pessoa que nunca teve relações sexuais. Teologicamente, é um dom do Espírito Santo concedido aos seguidores de Cristo. Antropologicamente, é uma forma de viver que expressa o amor. É uma forma de castidade pela qual a pessoa opta para uma abstinência permanente de toda a actividade sexual.
Segundo Santa Teresinha, «a virgindade é algo que vai além da castidade, pois, não inclui só a pureza mas também um estado de inviolabilidade sexual quer física, quer espiritual». Ela exprime um sinal particular transcendente dos bens celestes. A virgindade consagrada manifesta o amor virginal de Cristo para com a Igreja e a fecundidade virginal sobrenatural desta união em que os filhos de Deus não são gerados pela carne e pelo sangue mas de Deus (cf. Jo 1,13).

1.4 Celibato
Do grego koité, significa leito nupcial, mais leipo que quer dizer abandonar ou desprezar. Assim sendo, seria o desprezo do leito nupcial. Do latim coelibatus que significa não casado, isto é, a pessoa que se mantém solteira. Popularmente é percebido como renúncia às práticas sexuais.
No sentido religioso significa renúncia ao casamento para se consagrar a Deus. Os clérigos estão obrigados ao celibato, dom particular de Deus, com o qual podem aderir a Cristo e mais livremente dedicarem-se ao serviço de Deus e dos homens .
Celibato é um «sinal e estímulo de caridade pastoral, e fonte singular de fecundidade espiritual no mundo por amor do Reino dos céus» . É percebido como forma de viver a sexualidade de maneira equilibrada e plena sem a realização do acto sexual. Daí que assumir o celibato exige a crença de que é um caminho possível para realizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...