quarta-feira, 27 de abril de 2011

A PROLIFERAÇÃO DE IGREJAS EM MOÇAMBIQUE

A proliferação de Igrejas em MOÇAMBIQUE: motivações soeiais e seu impacto.

Introdução.
A proliferação das u. cias em Moçambique é uma questão que tem vindo a ganhar espaço e terreno na nossa sociedade, cujo fim não se advinha para breve. Nos bairros, suburbanas, em cada quarteirão é possível encontrar uma ou mais igrejas e, estranhamente da mesma congregação. Nas cidades, são centros de diversão pública, nomeadamente cinemas e teatros que vão sendo transformados em centros de culto.
É caso para questionar. Como se explica que depois do Renascimento, Reforma Protestante e, finalmente a Revolução industrial com as suas conquistas fabulosas no campo das ciências positivas, a religião foi perdendo o seu papel nas sociedades industrializadas em favor da ciência. Será que finalmente a religião está voltando ao seu lugar que ocupou desde antiguidade até às referidas revoluções?
A ser verdade seria uma grande conquista. Todavia, os valores perseguidos e o nível de expansão são de certa forma assustadores. A maior parte das igrejas que actualmente se implantam em Moçambique efectua-se preferencialmente nas áreas onde o nível de pobreza e analfabetismo são elevados, o que leva a concluir, necessariamente, que a pobreza e analfabetismo, são dois dos principais motivos de entre muitos outros .

Motivações.
O homem tem com outros animais características comuns, nasce, cresce, reproduz e morre. Mas além destas características biológicas e físicas tem outras que reconhece como lhe sendo peculiares: a inteligência, a vontade e a liberdade. Estas dimensões ou necessidades o distinguem e larga medida dos outros animais. E a satisfação dessas necessidades implicam, necessariamente uma vida em sociedade.
Com efeito, se considerarmos que todo o acto humano visa a satisfação de uma necessidade, fica claro descobrir que o império das necessidades é tão vasto e diverso, sendo, por isso, difícil se chegar a um consenso em relação às motivações. Umas podem ser puramente espirituais outras podem ser ainda mais confusas, havendo motivações materiais, mas imbuídas de motivações espirituais e de busca de uma integração social.

Exercício de um direito natural;
Do que acabamos de expor, pretendíamos sublinhar que o homem tem além de necessidades biológicas, sociais e espirituais ou culturais. O homem não se satisfaz
somente com o comer ou viver em comunidade. A sua capacidade intek\tual faz-lhe transcender a realidade material,
A religião enquadrasse dentro das necessidades básica^ da existência humana. A comunidade internacional, reconhecendo essa necessidade do ser humano, decretou no seu artigo 18, a religião como um direito humano.
As pessoas que pertencem a minorias políticas e religiosas encontram nos direitos humanos um apoio para a protecção do s seu direito de pensar ou de acreditar de forma diferente daquela segundo a qual a maioria pensa ou acredita. Nenhuma circunstância, em matéria de crença religiosa ou de não-crença, deve conduzir a que um estado promulgue leis discriminatória. Os Estados também têm a obrigação de assegurar que nenhuma pessoa ou instância privada que dependa da sua jurisdição viole este direito. Cada um de nós deve respeitar os outros e agir contra qualquer forma de discriminação existente à sua volta. E aqui onde reside o embaraço do governo para pôr fim ao fenómeno.

3.1. Busca de reformas das igrejas grandes;
Houve reformistas de várias tendências, como John Wycliffe, João (Jan) Hus e Girolamo Savonarola que denunciaram o enfraquecimento moral e a corrupção económica da Igreja e desejaram mudar, radicalmente, esta situação.
As formosas igrejas grandes como a católica e muçulmana tem a particularidade de ter uma estrutura e organização directiva rígidas. Não obstante os dogmas que tentam explicar certos factos incompreensíveis à razão humana. Esta aparente organização hierarquizada tem contribuído significativamente para a saída de alguns membros para fundar as suas respectivas congregações religiosas, onde a atenção e participação parece relativamente maior em relação à essas igrejas grandes.
Nas pequenas Igrejas, quase que todos os membros tem um papel a desempenhar no seio da comunidade, ao passo que nas grandes tem comissões e dirigentes específicos. E essa organização faz com que muitos fieis não se sintam completamente integrados, os o que os leva erroneamente a pensar que são inúteis.

3.2. A aparente identificação com o animismo;
Animismo, crença em seres espirituais. No século XVIII, o médico alemão Georg Ernst Stahl recorreu a essa palavra para descrever sua teoria, segundo a qual a alma é o
princípio vital responsável pelo desenvolvimento orgânico. Desde fins J -eculo XIX, o conceito passou a ser associado à antropologia; o britânico Sir Fdward Burnett Tylor descreveu as origens da religião e das crenças primitivas ern termos de animismo. Em sua obra Cultura animista (1871), considerou-o como "uma definição mínima de religião". Ao formular sua leona. afirmou que a filosofia animista se desenvolvia como uma tentativa de explicar as causas dos sonhos, os transes e a morte.
Um facto importante a assinalar é que na cultura africana e moçambicana, em particular, a crença em forças sobrenaturais e nos espíritos dos antepassados são características predominantes, mesmo entre os indivíduos aparentemente cultos, cotinuam ligados a essas práticas.
Só para indicar um exemplo, em Fevereiro de cada ano há uma cerimónia da época do canhú, o Guaza Mutine, em que dirigentes e políticos de vários níveis culturais participam.

3.3. Busca de soluções existenciais;
Moçambique é países em vias de desenvolvimento e, entre os mais pobre do mundo, aliás, fala-se de um nível de pobreza absoluta, dado que uma boa parte da população, segundo OMS, sobrevive com menos de 5 dólares por dia.
Problemas como doenças, calamidades naturais, guerras étnicas, analfabetismo, miséria e fome, constituem o dia a dia dos africanos, apesar da riqueza dos seus recursos naturais.
De um modo geral, esses movimento religiosos centram suas pregações nesse problemas, o que faz com que a população analfabeta, incerta e desesperada adira incondicionalmente às propostas de solução apresentadas por esses movimentos religiosos.

3.4. O desespero e a incerteza;
A vida tem encanto enquanto esperamos algo melhor. Como fizemos referência, oportunamente, toda acção humana visa a solução de uma necessidade. Por outras palavras, o homem é condenado a ser feliz.
A opção é o exercício pleno da liberdade. E só se fala de liberdade onde há existência de muitas alternativas. Um indivíduo desesperado é mais propenso a aderir,
sem   discernimento   a   quaisquer   tipo   de   sedução,   desde   que   esta   se   identifique aparentemente com o seu sofrimento.

3.5. O analfabetismo:
Actualmente o analfabetismo ronda aos 70%, Grande parte dos dirigentes africanos não aposta seriamente neste sector O investimento na educação é apenas um discurso político com objectivo de atrair mais investimentos. Por conseguinte, não acreditam nos seus sistemas de ensino vigentes nos seus países e, como prova disso os seus filhos e familiares estudam no estrangeiro, com objectivo não de desenvolver o País, mas de perpetuar a classe no poder.
Aliado a isto, a educação em Moçambique é uma educação distante da realidade, não raras vezes puramente teórica. As mulheres muitas vezes por questões culturais não tem acesso a educação formal. Mas as mulheres, em particular, necessitam de melhorar a sua instrução, a sua formação profissional e adquirir conhecimentos básicos com vista a melhorar a saúde e a nutrição das suas famílias. Consequentemente as presas fáceis desses movimentos são fundamentalmente mulheres
A desgraça do analfabeto é a incapacidade de descobrir o que é direito e o que é dever. É por essa razão que o campo fértil e preferencial desses movimento é nas comunidades onde o nível de escolaridade é baixo.
O analfabetismo é um factor que concorre negativamente para a exploração material e psicológica dos africanos e de moçambicanos, em particular. Quanto maior for a ignorância, maior é pré-disposição ao fanatismo. Uma boa maioria dos fanáticos são analfabetos. E, se eventualmente tiveram alguma formação, esta foi previamente orientada para fins religiosos, desde a selecção dos conteúdos pedagógicos, os materiais didácticos até aos próprios professores. Na maioria dos casos os movimento religiosos com tendências fundamentalistas tem as suas próprias escolas e centros de formação. Pode se indicar como o exemplo escolas maometanas, entre outras em que os conteúdos são essencialmente religiosos, até indivíduos que se tiveram algumas formação, foi uma formação

3.6. O desemprego e a pobreza;
Com a mecanização do trabalho, resultante de Revolução Industrial, o desemprego tem vindo a constituir um autêntico desafio para todos os governos mundiais
e não particularmente para Moçambique que está em vias de desenvoK i mento, com a industrialização, muita mào de obra tem vindo a perder os seus postos de trabalho, além de algumas empresas que não conseguindo concorrer com as multinacionais, são forçadas a fechar e a declarar falência.
Aproveitando-se desta situação, a promessa de uma mudança de vida, através de entrega de dízimos a esses movimentos tem sido a isca usada para pescar mais membros, que entrega o melhor das suas escassas possibilidades na ilusão de encontrar uma recompensa fabulosa, por intermédio de orações dos pastores oportunistas.

3.7. A doença
Na África, a HIV/SIDA é uma das ameaças mais sérias ao desenvolvimento. Segundo estimativas da Organização Mundial de saúde, os países africanos mais afectados perderão de 13% a 23% as forças de trabalho nos próximos vinte anos. Qual é o reflexo disso para a economia? A consequência imediata será a redução do trabalho agrícola, numa altura em que a agricultura se afigura como uma das soluções para a prosperidade africana. A saúde de uma população afecta directamente a sua produtividade.
No concernente a doenças como HIV/SIDA, ébola, tuberculose, menegite, pólio, reduz a segurança social na velhice, aumentado o número de órfãos, reduz a força laborai, reduz a poupança e a vontade de poupar, vivendo-se num fatal existencialismo e aumentado gastos em cuidados de doentes e em funerais. Qual é o preço de um caixão? O mais modesto parte de 1400,OOMtn.
Os animadores destas seitas sustentam que o desemprego e a doença vêm do diabo e propõe exorcismo em troca de dinheiro às pessoas afectadas pelas carências do Estado em matéria de saúde e educação e que perderam os seus pontos de refecia em famílias desmembradas.
Pode se indicar como exemplo a igreja universal do reino de Deus, de origem brasileira, implantada na Costa de Marfim, Moçambique e na Nigéria, principalmente, que tem a particularidade de comprar as salas de cinemas para transforma-las em salas de culto.
Em África, devastada pelo SIDA, onde 1.8 milhões das 2.5 milhõe^ Jc mortes por SIDA, ocorrem neste continente, segundo a OMS, estes movimentos hostis ao preservativo, atribuem o SIDA ao diabo e propõem exorcismo.

3.8. A desintegração social
Paralelamente ao aumento do numero de vitimas do SIDA, está o número crescente de órfãos e de famílias desintegradas vitimas de doenças ou outros males sociais, que muitas vezes forçam os homens a abandonar as suas famílias em busca de melhores condições em países vizinhos, que infelizmente acabam contraindo outros casamentos extras ou mulheres que também abandonam seus lares em busca de "boas soluções".
O recurso aos movimentos religiosos tem sido a alternativa para restaurar a unidade da família desintegrada.
4.   O seu impacto:
Dado à complexidade do fenómeno, é difícil determinar exaustivamente as implicações da proliferação das igrejas em Moçambique. O que a seguir apresentamos constitui o pouco das entre tantas implicações.
A proliferação das seitas comporta consigo incertezas que se pode traduzir em sincretismo, fanatismos, desorientação, desconfianças, fundamentalismo, conflitos armados, entre outros.

4.1. Sincretismo;
Sincretismo, fenómeno cultural que ocorre quando dois grupos com diferentes valores são postos em confronto. O sincretismo biológico é a mestiçagem. O cultural aparece nos comportamentos sociais resultantes das transposições ou justaposições de valores. Não é um fenómeno de aculturação, é a criação do novo.
Parte da mistura de elementos religiosos são as santidades sincréticas dos séculos coloniais quando práticas messiânicas e indígenas apareceram simbolizadas em ritos e divindades cristãs. Houve, ainda, uma fusão sincrética entre o judaísmo difuso dos cristãos-novos e a doutrina católica que lhes era imposta. A cultura popular tem reelaborado elementos de grupos de imigrantes e deles se apropriado.
Os rastafaris associam esforços de emancipação com elementos de reh: »cs africanas e do Velho Testamento Muitos deles são vegetarianos ou não comem carne de porco. Usam o álcool e a maconha alegando que o efeito de ambos os ajuda a alcançar um melhor estado de meditação e relaxamento.

4.2. Desencaminhamento, desespero e suicídio.
Igreja Universal do Remo de Deus. entidade religiosa criada em 1977 pelo Bispo Edir Macedo e que, além dos mais de 3 mil templos espalhados no Brasil, tem casas de oração em mais de 70 países. A Igreja Universal criou, para se divulgar, uma rede de comunicação que inclui rádios, jornais e uma cadeia nacional de televisão. Um dos maiores fenómenos sociais brasileiros do final do século, a Igreja Universal tem um número crescente de adeptos que se definem como evangélicos. Primeira igreja brasileira a abrir espaço no exterior, o fundamento de sua f é é a frase "Cristo é o Senhor" e a única imagem reverenciada por seus seguidores é a cruz.
4.3. Exploração material e psicológica
A proliferação de seitas em África, recentemente ilustrada em Uganda, com a tragédia no culto do Movimento para a restauração dos Dez Mandamentos de Deus, que deixou mais de 900 mortos, se deve sobretudo à miséria e à doença, enquanto os promotores dessas igrejas são motivados principalmente pelo dinheiro, estimam especialistas em Paris (AgênciaTrance Presse). Eles assinalam que os promotores de milhares dessas igrejas prometem aos seus membros, geralmente pobres, aliviar-lhes a existência do mal. E em trocam tiram deles seus poucos recursos.
4.4. Fundamentalismo;
Estão chegando a África, no caso concreto de Moçambique, movimentos religiosos de origem americana e brasileira de tipo pentecostal, muito radicais, fundamentalistas e maniqueistas, que fazem leituras literais da Bíblia, arrastando consigo milhares de desesperados.
5.   Conclusão.
Em Moçambique, assim como no restante do continente africano está a ser invadido por movimentos religiosos que exploram comunidades pobres e sem esperança, através de promessas de um futuro risonho.
A proliferação de seitas, faz pairar uma ameaça sobre a efectividade. O movimento de rebelião mais activo no Uganda, a "Resistência Armada do Senhor", também surgiu de uma seita. Na Uganda, o fenómeno converteu-se numa espécie de "messianismo armado com a cruz lançada pela líder Alice Lakwena, conhecida como a "mensageira". Seu "Movimento do Espirito Santo", misturava cristandade e crenças tradicionais e, já ameaçara militanmente, em 1986, o poder do presidente ugandês.
O que acontece em outros países de África pode, por analogia acontecer no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...