quarta-feira, 27 de abril de 2011

VISITA DO PAPA BENTO XVI A ÁFRICA 2009


A visita do Papa Bento XVI, a África, no mês de Março do ano em curso, foi muito esperada por muitos africanos. Tudo parou para dar lugar a esta visita.
Esta se insere no contexto da proposição segundo a qual a África pode tornar-se um continente de esperança para a Igreja. Todavia movidos e animados pelo Espírito Santo queremos, juntos, reflectir sobre esta 11ª visita pastoral do Papa e tentar trazer mais de perto possível os principais temas abordados durante a sua visita pastoral, que sem dúvidas, trouxe grandes luzes de esperança para o povo africano, não obstante queremos reflectir igualmente a inquietação do tema do preservativo que o Papa proferiu, não queremos ficar insensíveis pelo facto dos meios de comunicação por exemplo televisivos terem se encarregado em desviar e reduzir o objectivo da visita do Papa à polémica do preservativo que acabou por marcar os primeiros dias da sua visita aos Camarões.
Para além deste tema polémico tencionamos igualmente reflectir, e meditar outros temas destacados durante a sua visita. Evidentemente que por meio dos mass media chegaram a nós os trabalhos do sumo pontífice.
Na mesma linha de visita, o Santo Padre manteve não só vários encontros com bispos, movimentos dos leigos, jovens, líderes religiosos, doentes e deficientes mas também com líderes políticos onde debruçou sobre a questão da corrupção, violação e violência dos direitos humanos. Prosseguindo com o seu programa do trabalho pastoral em tais encontros e conferências abordou vários problemas que afectam o continente africano dentre eles, podemos citar os seguintes:
O Vigário de Cristo, falou das guerras que atingem os países da África e do peso que isso representará para as gerações futuras que têm de lutar por uma sociedade mais justa e solidária; denunciou os grandes problemas que afectam Angola e África em geral: corrupção, e violação dos direitos humanos; apelou ao povo africano para se empenhar na reconciliação, no combate à injustiça, pobreza e fome; lançou desafio aos cristãos: os conflitos no continente africano devem interpelar os cristãos a contribuírem para a paz e para a reconciliação.
Na sequência desta visita, o Papa publicou o “instrumentos laboris” (documento de trabalho) da segunda Assembleia especial para África do Sínodo dos bispos marcado para Outubro do ano 2010, em Roma que terá como tema: “A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz”.
O Santo Padre pediu aos cristãos que não se calassem perante o que pesa em África. Também destacou as potencialidades africanas. Assim, perante estas questões tencionamos reflectir, discursar, para que à luz da teologia possamos encontrar ferramentas da nossa fé e tentar trazer de perto aos irmãos a mensagem de Cristo que o Sumo Pontífice transmitiu a África.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...