quinta-feira, 13 de julho de 2017

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade

A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas culturas, ocupa um lugar particular em todas as religiões. Isto faz entender que o conceito de santidade é um conceito particularmente religioso, e pertence, por natureza, somente a divindade.

Os seres criados são designados “santos” por participação e em virtude do relacionamento de dependência a divindade. Se pode falar também da santidade do homem, enquanto ele tem como dado ontológico-objectivo o relacionamento pessoal com Deus, no qual a santidade existe como sua essência.

No mundo semítico-cananeu a ideia da santidade é intrinsecamente conexa com a noção da “potência misteriosa” existente no mundo divino, isto é de uma realidade, próprio, porque santo existe “separado” do mundo.

A intrínseca conexão entre a ideia de santidade e a noção da potência misteriosa existente fora do nosso mundo criado, revela que o aspecto da separação constitua um elemento essencial para o conceito da santidade, isto é “que o santo deve ser separado do profano para que possa conservar a própria especificidade e, ao mesmo tempo, porque o profano não seja investido da perigosa energia do santo”

Por profano se entende aquilo que é “desmembrado” do sacro, aquilo que é criado, e portanto limitado, fraco e dependente essencialmente do ser divino. É santo, portanto, aquilo que é transcendente, que existe por si mesmo e é fonte do ser criado.

Consequentemente, porque o transcendente e a criatura conservam íntegra a própria especificidade, é essencial que entre eles exista uma separação radical, separar ou ter radicalmente distintos estes dois mundos significa salvar-se.

Com estes breves acenos, o conceito de santidade nos revela algo estreitamente complexo: de facto, outras noções de separação abraçam também a ideia do sacro e do puro.



Do ensinamento bíblico resulta que, para a fé judia-cristã, os termos “santo”, “santidade”, “santificação” são importantíssimos, como veremos a seguir.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ensinamento bíblico sobre a santidade

Ensinamento bíblico sobre a santidade A ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se encontra em diversas c...