Ensinamento bíblico sobre a santidade
A
ideia da santidade não é exclusiva da Bíblia judeu-cristã mas, também se
encontra em diversas culturas, ocupa um lugar particular em todas as religiões.
Isto faz entender que o conceito de santidade é um conceito particularmente
religioso, e pertence, por natureza, somente a divindade.
Os
seres criados são designados “santos” por participação e em virtude do
relacionamento de dependência a divindade. Se pode falar também da santidade do
homem, enquanto ele tem como dado ontológico-objectivo o relacionamento pessoal
com Deus, no qual a santidade existe como sua essência.
No
mundo semítico-cananeu a ideia da santidade é intrinsecamente conexa com a
noção da “potência misteriosa” existente no mundo divino, isto é de uma
realidade, próprio, porque santo existe “separado” do mundo.
A
intrínseca conexão entre a ideia de santidade e a noção da potência misteriosa
existente fora do nosso mundo criado, revela que o aspecto da separação
constitua um elemento essencial para o conceito da santidade, isto é “que o
santo deve ser separado do profano para que possa conservar a própria
especificidade e, ao mesmo tempo, porque o profano não seja investido da
perigosa energia do santo”
Por
profano se entende aquilo que é “desmembrado” do sacro, aquilo que é criado, e
portanto limitado, fraco e dependente essencialmente do ser divino. É santo,
portanto, aquilo que é transcendente, que existe por si mesmo e é fonte do ser
criado.
Consequentemente,
porque o transcendente e a criatura conservam íntegra a própria especificidade,
é essencial que entre eles exista uma separação radical, separar ou ter
radicalmente distintos estes dois mundos significa salvar-se.
Com
estes breves acenos, o conceito de santidade nos revela algo estreitamente
complexo: de facto, outras noções de separação abraçam também a ideia do sacro
e do puro.
Do
ensinamento bíblico resulta que, para a fé judia-cristã, os termos “santo”,
“santidade”, “santificação” são importantíssimos, como veremos a seguir.
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